segunda-feira, 29 de junho de 2009

PLANO DA SALVAÇÃO PARA CRIANÇAS ATRAVÉS DAS CORES

LINGUAGEM DAS CORES – mensagem da SALVAÇÃO

Através da linguagem das cores podemos apresentar de maneira mais lúdica o plano de Salvação para as crianças, numa linguagem que elas entendem e compreendem.
As crianças precisam conhecer o plano de salvação em Jesus, para receber o perdão dos pecados, alcançar um coração limpo e ter um lugar no Céu.
A mensagem da Salvação é única; não se altera, independente da idade, local, cultura, etc.
Apresentando o plano da salvação para uma criança através da linguagem das CORES DO LIVRO SEM PALAVRAS ou qualquer outro visual nas cinco cores relacionadas abaixo:
CORES:
• DOURADA (ou amarela – João 3:16a) A fonte da Salvação. Relacione a cor com o céu (e o ouro) onde está Deus. Deus fez você e o ama, e por isso Ele quer que você faça parte da Sua família e esteja com Ele no céu, algum dia.

Frase de ligação com a cor escura: “Mas há uma coisa que nunca pode entrar no céu. É o pecado”.
• COR ESCURA (marrom, cinza chumbo ou preta – sujeira – Romanos 3:23): A necessidade da Salvação porque o pecado nos separa de Deus. “Quando fazemos coisas más, entristecemos a Deus, nosso Criador; quando não ajudamos as pessoas que precisam de nós, Deus também fica triste; aí então, o pecado entra em nossa vida e o nosso coração limpo fica sujo” .
Frase de ligação com a cor vermelha: “Deus tem um plano maravilhoso para que você e eu não sejamos castigados pelos nossos pecados”.
• VERMELHA (sangue de Jesus – Hb. 9:22; I Co 15:3,4): Mostre-lhe o caminho da salvação. É um presente de Deus pela sua graça, porque o Senhor Jesus Cristo tomou o nosso lugar na cruz, derramou seu sangue pelos nossos pecados e ressuscitou dentre os mortos. “Mas Deus nos ama muito, por isso Ele enviou Jesus, seu Filho, para nos ajudar. Jesus morreu na cruz em nosso lugar. Ele fez isso para perdoar todos os nossos pecados”. Efésios 2:8; I Cor. 15:3,4.
Frase de ligação com a cor branca: “Agora, por causa do que o Senhor Jesus fez por você, seus pecados podem ser perdoados”.
• BRANCA (coração limpo – João 1:12; Hb. 13:5b): Jesus Cristo ressuscitou e pode salvar o pecador do seu pecado, dando-lhe uma nova vida. Dê oportunidade para a criança receber a Salvação pela fé. “Quando cremos e aceitamos a Jesus, Ele limpa o nosso coração, e com o nosso coração limpo ficamos amigos de Jesus e filhos de Deus”.
Aproveite este momento para fazer o apelo à criança não salva:
A) Convide a criança para aceitar Jesus em seu coração. Se a criança não entender, explique que "aceitar Jesus" quer dizer deixar Jesus entrar no coração. Jesus vai limpar o coração e ficar morando sempre nele; B) Ore com a criança e peça para repetir, por exemplo: "Senhor Jesus, neste momento, eu te aceito como meu único e suficiente Salvador, perdoa todos os meus pecados, limpa o meu coração de todas as coisas ruins e fica morando no meu coração por todos os dias da minha vida, amém".
Frase de ligação: “quando você se torna filho de Deus, ELE quer que você O conheça melhor”..
• VERDE (crescimento espiritual – I João 1:9): a cor verde nos lembra coisas que estão crescendo, como folhas, grama, flores e árvores. Esta cor nos lembra a nova vida, a Vida Eterna que você recebeu de Deus. Quando você recebe o Senhor Jesus como seu Salvador do pecado, é como se você fosse um nenê recém-nascido na família de Deus. Deus quer que você cresça, aprendendo mais sobre. Como? Resp. Confissão de pecados e crescimento em Cristo (orar, ler e obedecer a Bíblia, testemunhar, ir à Igreja e à Escola Bíblica Dominical). Ore com a criança!
Para o Professor que ensina na Escola Dominical ou culto à noite regularmente, a mensagem da salvação deve ser contada no momento da lição bíblica. Para o Professor que ministra esporadicamente no culto de crianças, pode-se também, contar a mensagem da salvação no final da lição bíblica, já encerrando com o apelo para as crianças não salvas e o “desafio” para as crianças salvas.

3 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR IRMÃ VALÉRIA ESTOU POSTANDO PARA AGRADECER PELA AULA NO RUYCE. DEUS ABENÇOE A IRMÃ E TODAS DAS EQUIPES DE QUINTA, SEXTA E SÁBADO. FOI MUITO ENRIQUECEDOR QUE DEUS NOS AJUDE A COLOCAR EM PRÁTICA. E CONTINUA USANDO A TODAS. ABRAÇOS. BEIJOS LIZA.

    ResponderExcluir
  2. Olá Liza, fico muito feliz e espero sempre poder ajudar e fazer com que cada uma de vcs se tornem professoras e líderes compromissados(as) com o REINO DE NOSSO PAI.
    Um beijo.

    ResponderExcluir