domingo, 13 de março de 2016

Como foi a primeira Páscoa? O que ela representa para nós?



Contando a história da Páscoa para as crianças:


Objetivo: Levar a criança a compreender o aspecto histórico da Páscoa e o que ela representa para nós cristãos.

Para o professor refletir: Louvemos a Deus e ao que Ele fez por nós. Somos livres do domínio do pecado, regenerados e capacitados por causa do Cordeiro de Deus que morreu pelos nossos pecados. Seja esse o nosso estímulo para servi-lO com amor e dedicação, pois Ele não apenas morreu, mas reviveu trazendo-nos uma nova vida. É importante reconhecer que Deus deu o melhor para você, então dê tudo de si para Ele, lembrando que: "Aquele que não poupou o Seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou, porventura não nos dará graciosamente com Ele todas as coIsas?" (Rm 8.32).


Introdução


Comemoramos a Páscoa de que maneira hoje em dia?

Comemora-se a Páscoa de várias maneiras, principalmente com ovos de chocolates, coelhos, presentes.
Mas o que a Páscoa representa? Como foi a primeira Páscoa?


Andamento



A BÍBLIA nos conta a história da Primeira Páscoa. Está no livro de Êxodo. Vamos ver?

O povo de Deus ficou no Egito por aproximadamente 400 anos, vivendo como escravos. Eles clamavam a Deus por libertação.
Deus ouviu o pedido do seu povo porque Deus os amava (fale sobre o AMOR DE DEUS – Deus amava aquele povo e ama a mim e a você também, inclusive está preparando um lugar para nós no céu).
Para libertar o povo de Israel da opressão do Egito, Deus levantou um líder chamado Moisés. Disse a Moisés para ir até Faraó.
Moisés, então, foi falar com Faraó e ele se recusou a libertar o povo, pois Faraó era um homem mau e pecador (Vamos falar sobre o pecado – Romanos 3:23).


Então, Deus enviou 10 (dez) pragas: 1) Sangue; 2) Rãs; 3) Piolhos; 4) Moscas; 5) Pestes nos animais; 6) Úlceras; 7) Chuva de pedra; 8) Gafanhotos; 9) Trevas (Êxodo capítulos 7 a 10). Contudo, Faraó continuou como o coração endurecido. Então, Deus enviou a 10ª Praga – Morte dos primogênitos, inclusive o filho de Faraó. Então, Moisés convocou todas as autoridades de Israel e lhes disse para escolher um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrificá-lo para celebrar a Páscoa.



Moisés recebeu instruções de Deus para falar ao povo para matar um cordeiro, sem defeito, macho, de um ano e espalhar o sangue na porta. Depois, comer a carne assada no fogo, com pães sem fermento e ervas amargas. O sangue do animal deveria ser passado nos umbrais das portas, pois quando o Senhor passasse pela terra para matar os egípcios, observaria o sangue na viga da porta e não mataria o primogênito (Êxodo 12:23-24).



Assim, à meia-noite, o Senhor matou todos os primogênitos do Egito, desde o filho mais velho do Faraó, herdeiro do trono, até o filho mais velho do prisioneiro que estava no calabouço, inclusive os animais. No meio da noite, Faraó e todos os egípcios se levantaram e houve grande pranto no Egito, pois em toda casa havia um morto.


Clímax


Depois, Faraó mandou chamar a Moises e LIBERTOU o povo, disse para que saíssem imediatamente.
A partir desta data, todos os anos se comemorava a Páscoa – A libertação da escravidão do Egito.


Conclusão


O sangue nos umbrais das portas tinha um significado especial, pois muito tempo depois Deus enviaria seu filho Jesus, o Cordeiro de Deus, para ser sacrificado por nós, ou seja, seria morto na cruz e verteria seu sangue. Deus colocou sobre Jesus os nossos pecados.
Jesus também comemorou a última Páscoa com os seus discípulos antes de ser morto na cruz.
A Bíblia diz que Cristo, nosso cordeiro da Páscoa, foi sacrificado por nós (I Co 5.7), morreu, mas não ficou morto. Jesus ressuscitou e está agora no céu.
Agora, nossos pecados podem ser perdoados e todos que creem em Jesus terão a vida eterna. Basta apenas aceita-lo como seu Salvador.
Hoje nós comemoramos a Páscoa de forma simples. Lembramos que Jesus é o nosso CORDEIRO da Páscoa, deu sua vida por nós, nos libertou da escravidão do pecado e hoje, ELE está vivo.

Quando alguém perguntar o que significa a PÁSCOA, você pode contar a história que está na Bíblia, que ouvimos hoje e dizer que Cristo é a nossa Páscoa!!!



Atividade:

Um comentário: