O aprendizado na primeira infância tem um impacto imenso na formação do indíviduo.
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
A criança, a Infância e a Igreja
1) A infância
“Temos por certo que aquilo que for alcançado enquanto a criança estiver em formação, isto é, na infância, jamais será esquecido, principalmente se o ensino descer ao coração”
Pr. José Altair Freitas Barroso
Infância é um período que vai desde o nascimento até, aproximadamente aos 12 anos, quando se inicia a adolescência.
Nesta fase, a percepção do mundo dá-se a partir do olhar, tocar, saborear, agir e sentir.
Viver a infância é correr, pular, gritar, cantar, não se cansar de ser criança.
Tudo começa na infância, a criança pequena é como uma esponja, pois absorve tudo que lhe é ensinado. O que ela aprende nesta fase, vai levar para o resto da vida.
Se a criança desde pequena conviver com os ensinamentos da Palavra de Deus, certamente estes ensinamentos serão mais eficazes.
A Bíblia diz em Provérbios 22:6 diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.
Na infância, a criança para ser completamente criança, ela precisa: brincar com outras crianças, assistir menos televisão, ouvir histórias que estimulem a imaginação, ser alfabetizada, conviver com a família, viver em harmonia, saber seus direitos e deveres.
É preciso que o lúdico faça parte da infância da criança.
Não podemos ver a criança como “adultos em miniatura”. Devemos respeitá-las, amá-las e para conquistá-las precisamos nos tornar como crianças, ou seja, pular, gritar, dançar, fazer coisas engraçadas, falar como crianças para que entremos no seu mundo e depois de conquistá-las, tudo o que ensinarmos facilmente atingirá o seu entendimento.
Desta forma, o aprendizado terá êxito.
Por isso que, em trabalhos com as crianças, precisamos decorar o ambiente de forma bem alegre e infantil, usamos e abusamos das pinturas e artes, cantamos e dançamos músicas bem alegres e, depois, ensinamos a Palavra de Deus, que, certamente, ficará plantada no coraçãozinho de cada uma delas. Ao final, não podemos nos esquecer de oferecer um lanchinho e um docinho.
2) A responsabilidade da Igreja
Investir na criança pode gerar salvação, uma vida com temor a Deus. Isto é Cristianismo.
A Igreja tem um papel importante na vida da criança, pois funciona como suporte na educação, devendo ter um departamento infantil bem desenvolvido e direcionado para todas as idades, tais como grupo de coreografia, Escola Bíblica Dominical, Escola Bíblica de Férias, grupo de louvor infantil, aula de música, passeios, retiros, apresentações em datas comemorativas, a saber: páscoa, dia da mulher, dia das mães, dia da vovó, dia dos pais, dia da criança, aniversário do Pastor e da Pastora, Natal, etc.
O Departamento Infantil da Igreja precisa ser criativo e contextualizado para atrair as crianças.
A igreja deve investir no Departamento Infantil, preparando professores, investindo em cursos especializados para evangelização infantil, bem como em recursos visuais, brinquedos e materiais escolares: Lápis de cor, giz de cera, massinhas, pintura a dedo, Desenhos para pintar.
Podemos observar na Bíblia, que Jesus amava e valorizava as crianças, nunca pediu para que elas fossem retiradas da sua presença (Marcos 10:13-16), muito pelo contrário, ele disse:
“Deixai vir as crianças a mim, e não as impeçais; porque das tais é o reino de Deus”. (Marcos 10:13)
Amar e investir nas crianças - uma questão de Cristianismo.
Que Deus nos ajude e nos dê sabedoria para conquistá-las e desenvolver nelas o AMOR DE DEUS.
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”
Anônimo
Pense nisto e invista você também nas crianças!!!
Miss. Valéria Sponhardi
Diretora de Comunicação
Coodenadora do Depto Infantil
AD TABOÃO
e-mail: valeriaadtaboao@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário