quarta-feira, 27 de abril de 2016

A história da Jonas – Parte I



Objetivo: Mostrar às crianças que é impossível nos escondermos de Deus e que devemos obedecê-lO sempre.
Versículo: “Se vocês me amam, obedecerão os meus mandamentos” João 14:15
Música: Esconde-esconde (Diante do Tronto)

Certo dia, Deus falou ao profeta Jonas para ele ir a cidade de Nínive, pois queria que avisasse o povo para se arrepender e para se afastar do pecado. As pessoas daquela cidade viviam de maneira muito errada e Deus ficava muito triste ao olhar a maneira como elas viviam. Apesar do pecado dessas pessoas, Deus as amava e queria que elas se afastassem do pecado e se chegassem a Ele. (falar sobre o pecado)


Mas Jonas não gostava dos ninivitas e queria que Deus os destruísse. Os ninivitas eram inimigos do seu povo. Então, Jonas foi para Jope e embarcou em um navio que ia para Tarsis, na direção oposta.
Deus enviou um vento forte que se transformou em uma tempestade fazendo com o barco ficasse a ponto de se romper.

Enquanto os marinheiros morriam de medo e jogavam a carga para aliviar o peso, Jonas dormia profundamente no porão. Então o capitão do navio acordou Jonas e perguntou:
- Por que você está dormindo? Levante-se! Invoque o seu Deus!

Jonas contou a eles que o seu Deus era o Criador do mar e da terra. Ele lhes confessou que estava tentando fugir de Deus. Jonas pediu para que lhe jogasse no mar, pois ele sabia que era a sua desobediência que causava aquela tempestade.
Os marinheiros jogaram Jonas no mar e a tempestade passou.
No entanto, Deus amava Jonas, mesmo sabendo que ele havia tentado fugir. Deus não queria que Jonas morresse afogado.
Para que Jonas não morresse, DEUS mandou um grande peixe para que o engolisse. Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.

Nesse período, Jonas se arrependeu e orou ao Senhor; lá no mais profundo abismo ele clamava a Deus. O Senhor, ouvindo a oração de Jonas, falou ao peixe que vomitasse Jonas na terra e assim ocorreu.
Novamente o Senhor ordenou a Jonas para que fosse a Nínive.
Desta vez, Jonas não perdeu tempo, ele andou um dia inteiro até a grande cidade. Pregou ao povo o evangelho de Deus e eis que o povo se arrependeu. Até o rei se arrependeu do seu pecado. Ele pediu ao povo que jejuasse, que não comesse nada e que clamasse a Deus e deixasse o pecado.
O povo se afastou dos seus maus caminhos e começou a amar e a obedecer a Deus.
Assim, Deus se alegrou e não mais castigou o povo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário