segunda-feira, 25 de abril de 2016

As crianças seguem o exemplo dos pais


“Nossos filhos poderão não entender o que falamos, mas certamente aprenderão a fazer o que fazemos”
 
É de responsabilidade dos pais ensinar a criança a ter compromisso espiritual.

A Bíblia diz em Provérbios 22:6 diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele”
O exemplo dos pais é o mais importante na educação dos filhos.
A influência espiritual dos pais é fundamental para levar os filhos a Cristo, pelo exemplo de fé e obediência a Deus. (1 Co 7.14) .
A criança necessita de adultos responsáveis que mantenham a ingenuidade de ser criança, a simplicidade do ser humano e a inocência da vida.
O jovem Timóteo, discípulo de Paulo, que era um seguidor autêntico de Jesus, aprendeu da avó Loide e da mãe Eunice, as coisas da fé (2 Tm. 1.5; 3.14-15) .
Precisamos formar homens e mulheres como Timóteo.
Os pais são os primeiros educadores na vida dos filhos. Com os pais, os filhos aprendem a falar, a viver com limites, a respeitar e serem respeitados, a amar a Deus acima de todas as coisas, a ter um coração grato, a amar ao próximo, a ler a Bíblia, a orar e a obedecer. O exemplo dos pais é fundamental para motivar as crianças a permanecerem na igreja e nos caminhos de Deus.
Os pais tem a responsabilidade de transmitir valores e conceitos verdadeiros a seus filhos, despertando o amor da criança. Atitudes simples, tais como: almoçar juntos, ir à casa dos avós ou visitar um amigo enfermo, são pequenos gestos de hospitalidade e amor.
Mesmo quando a criança não demonstra interesse de ir à Igreja, os pais devem incentivá-las e levá-las, pois há muitas coisas que não fazemos, que não gostamos de fazer, mas é uma necessidade, como por exemplo ir à Escola quando não estamos com vontade.
Assim, devemos demonstrar aos nossos filhos a importância de participarmos ativamente dos trabalhos da igreja.
Tudo isso começa em casa. Na igreja deve haver uma continuidade dos ensinamentos e das atitudes aprendidas com os pais. Além disso, as crianças devem participar das atividades da igreja que são direcionadas às crianças, tais como: ensaios do grupo de louvor infantil, Escola Bíblica Dominical, Culto de Adoração e louvor, Evangelismos Infantil, Escola Bíblica de Férias, passeios, acampamentos.
No Antigo Testamento, os pais tinham a obrigação de ensinar a Palavra de Deus aos filhos em casa: "Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” Deuteronômio 6.6-7.

Antes de cobrar dos filhos, os pais devem cobrar de si mesmos.

Será que as crianças de nossa Igreja estão vendo seus pais pararem para ler a Bíblia e orar em casa?

Os pais devem fazer o mesmo, devem ler a Bíblia com os seus filhos e orar com eles. Devem também procurar qual a lição da classe da Escola Dominical e ajudá-los na compreensão da lição.

Nunca me esqueço de quando era criança, com os meus sete anos de idade, juntamente com o meu irmão Rogerio, sentávamos na cama, geralmente no sábado à noite, e meu pai  fazia a leitura da lição da Escola Dominical e depois a explicava. No domingo pela manhã, Íamos todos à EBD.

A criança pode ser muito abençoada na Igreja, se a Igreja da criança começar a existir na sua própria casa.

Quero desafiar os pais a passarem para seus filhos um verdadeiro exemplo de vida cristã que possa influenciar seus comportamentos.

“Os ensinamentos levarão a criança a adquirir sensibilidade espiritual para que seja dirigida e guiada pelo Espírito Santo em todos os seus projetos”

Att.
Valeria Sponhardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário